home page





O fato cinzento


No decurso da sua longa e fulgurante carreira, o alto funcionário da banca que agora se reforma recebeu três cartas anónimas. Agora, no primeiro dia em que não tem de ir trabalhar, decide estudá-las. As duas primeiras datam de há décadas, mas a última é recente e insinua dúvidas acerca da fidelidade de Adele, a sua jovem e belíssima mulher. É Adele a protagonista deste romance, uma esplendorosa femme fatale que adora usar um fato cinzento, aparentemente casto. Um fato que tem para ela um profundo significado simbólico, que melhor seria nunca chegar a conhecer…

Críticas de imprensa

«Poucos escritores souberam seguir o ritmo do corpo feminino e o batimento da alma feminina como Camilleri.»
La Sicilia

«Uma história toda camilleriana: de um Camilleri inédito, e surpreendente (…) uma narrativa habilmente orquestrada, que envolve múltiplos planos temporais na memória do protagonista e que se vai tornando cada vez mais profunda.»
La Stampa

«Uma ligeireza narrativa que é tudo menos banal e, sobretudo, a linguagem arguta de Camilleri, que se apoia em intersecções dialectais que sabem criar um divertimento malicioso.»
Corriere della Sera
«Romance de mil e uma tonalidades e de tantos motivos de interesse, uma vez mais a prova de um escritor de raça.»
Wuz

«Camilleri enfrenta um género novo para si. E fá-lo com o seu estilo irónico, desconstruindo formalismos e convenções sociais»
Il Venerdi





Last modified Wednesday, January, 23, 2019